Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

10 março 2010

A IMPORTÂNCIA DA ARTE RELIGIOSA

A IMPORTÂNCIA DA ARTE RELIGIOSA


Um importante evento artístico católico vai acontecer na Argentina, de 10 a 12 de novembro, e que serve de bom exemplo para toda a Igreja. È parte do “Buenos Aires para a Nova Evangelização” (BANUEV): 11º Convivência Nacional de Artistas Católicos BANUEV no marco do 15º Multifestival desta instituição. A convivência "é um espaço de encontro entre irmãos de todo o país, e do estrangeiro, para nos conhecer, orar juntos, compartilhar experiências de espiritualidade e também de formação em diversas áreas da arte". (ACI, Buenos Aires, 09 out 06)

Será um Encontro para artistas de todas as áreas: músicos, cantores, solistas, bandas, ministérios de música, animadores paroquiais, atores, grupos de teatro paroquiais, artistas plásticos, catequistas, integrantes de diversos movimentos e grupos. Está dedicada "a todos aqueles que consideramos o arte um meio para transmitir ao mundo a beleza que nos ama, cria-nos e nos salva: um meio de evangelização".

Neste ano o evento se realiza com o lema "Para meus pés tocha é sua Palavra, Luz para meu caminho" e incluirá palestras, testemunhos, mesas redondas, orações, entre outras atividades artísticas. (banuevconvivencia@hotmail.com) A Igreja sempre deu grande valor para as artes; as pinturas e imagens nas igrejas dos primeiros séculos eram consideradas o Evangelho para os iletrados. Durante a Idade Média a arte muito ajudou a propagação da fé; Michel Ângelo, cristão, fundou uma Academia de Belas Artes em Roma para decorar a Basílica de S. Pedro, que é toda revestida de mosaicos. Decorou toda a Capela Sistina com pinturas maravilhosas com temas sagrados; esculpiu o famoso Moisés que está na igreja de S. Pedro das Cadeias em Roma; produziu quatro “Pietás”, uma delas está na Basílica de S. Pedro em Roma; e muito mais.

Da mesma forma, o nosso Aleijadinho deixou fantásticas obras de arte sacra entre nós, na região de Minas Gerais. Em Congonhas do Campo vemos a maravilhosa Via Sacra, construída em madeira, com os personagens em tamanho natural. No alto da igreja estão as imagens dos Profetas, esculpidas por Aleijadinho em pedra sabão.
Falando aos Artistas no em 18 fev 2000, na celebração do Jubileu do Ano 2000, o Papa João Paulo II disse-lhes:

“Ninguém como vós, estimados cultores da arte, se pode sentir aqui como se estivesse na própria casa, neste lugar onde fé e arte se encontram de maneira tão singular, elevando-nos à contemplação da glória divina... Chegou o momento de restabelecer aquela profunda aliança entre Igreja e arte, que marcou profundamente o caminho do cristianismo ao longo destes dois milênios. Estimados artistas e crentes, isto requer a vossa capacidade de viver profundamente a realidade da fé cristã, de tal forma que ela se torne geradora de cultura e proporcione ao mundo novas epifanias da beleza divina, refletida na criação. Na Carta aos Artistas, o Papa já tinha dito: "na "criação artística, mais do que em qualquer outra atividade, o homem revela-se como "imagem de Deus", e realiza aquela tarefa, em primeiro lugar plasmando a "matéria" estupenda da sua humanidade e depois exercendo um domínio criativo sobre o universo que o circunda" (N. 1).

“Deus deixa-se entrever no vosso espírito através do fascínio e da nostalgia da beleza. De fato, não há dúvida de que o artista tem uma relação particular com a beleza e até se pode dizer que a beleza é "a vocação a que o Criador o chamou" (Carta aos Artistas, 3). Se formos capazes de discernir nas numerosas manifestações do belo um raio da beleza suprema, então a arte torna-se um caminho rumo a Deus, e estimula o artista a conjugar o seu talento criativo com o empenho de uma vida cada vez mais em sintonia com a lei divina. Por vezes, precisamente o confronto entre o esplendor da realização artística e o peso do próprio coração pode despertar aquela inquietação salutar, que origina o desejo de vencer a mediocridade e iniciar uma vida nova, aberta com generosidade ao amor de Deus e dos fiéis”. Falando da importância das artes sacras, o Catecismo da Igreja diz:

“A arte sacra é verdadeiramente bela quando corresponde, por sua forma, à sua vocação própria: evocar e glorificar na fé, e na adoração, o Mistério transcendente de Deus, beleza excelsa e invisível de verdade e amor, revelada em Cristo, “resplendor de sua glória, expressão de seu Ser” (Hb 1,3), em que “habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2,9), beleza espiritual refletida na Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, nos anjos e nos santos. A arte sacra verdadeira leva o homem à adoração, à oração e ao amor de Deus Criador e Salvador, Santo e Santificador.” (§2502)

É preciso dizer que ninguém como a Igreja católica cooperou tanto como Ocidente nas artes e na música; basta olhar os monumentos, museus, igrejas, especialmente da Europa.

Prof. Felipe Aquino

Nenhum comentário:

LITURGIA DIÁRIA - clique na imagem

Nós somos RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA