Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

31 julho 2007

Anemia Espiritual


Outro dia atendia uma senhora e no final da confissão ela me disse: “Padre eu estava com anemia espiritual, e é com essa confissão que estou recomeçando a me alimentar de Deus, pois me sentia fraca e sem vida, não conseguia rezar e muito menos sair destas situações, estava vazia, não posso viver sem Deus”.
Eu fiquei pensando na expressão daquela senhora. A primeira coisa foi me avaliar, para perceber se eu também, apesar de ser padre, não estava correndo o risco de pegar essa doença dos nossos tempos. Fui investigar o que seria anemia: baixo teor de hemácias ou de hemoglobina, ou seja, aquilo que oxigena o sangue. Carência de vitaminas essenciais para o corpo, perda de energia sem repor as mesmas, perda excessiva de sangue, também indisciplina alimentar ou alimentação errada. Isso tudo deixa a pessoa anêmica, fraca, com baixa imunidade e vunerável a muitas outras doenças.

Vamos traduzir tudo isso para a nossa vida espiritual, a primeira coisa para sair de uma anemia espiritual é alimentar-se de Deus, e aqui não tem quantidade, quanto mais melhor. Dizia Santa Terezinha: “A oração é o oxigênio da alma”. “Para mim a oração é um impulso do coração, é um olhar dirigido ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria”. Então vamos começar pela oração, nós precisamos orar, rezar, conversar com Deus sempre como nos ensinou Jesus, que orava sem cessar buscando ocasiões para entrar em profunda intimidade com o Pai. Reze com o que está no seu coração, quer seja bom ou ruim, pois na oração nada se perde, tudo se transforma em matéria prima para Deus, que nos ama, realizar o milagre que necessitamos. “Tudo pode ser mudado pelo poder da Oração”. Por isso, escolha todos os dias um horário para fazer sua oração pessoal ou ore o dia todo, fazendo o que estiver fazendo, é a oração ao ritmo da nossa vida. Nos coloca o tempo todo na presença do senhor, alimento forte e substancioso. È necessário que seja fiel e perseverante, para se tornar uma coisa normal e habitual em nossa vida, como se alimentar todo dia e varias vezes por dia.

A oração com a Palavra de Deus nos manterá de pé e reconheceremos melhor o Senhor e sua promessa de salvação, sua palavra forma nossa mentalidade, nos moldes do Reino de Deus. A Eucaristia, Santa Missa é o alimento mais forte, pois comungamos o próprio Jesus nossa vida. Muitas vezes trabalhamos demais, temos tempo para tudo, pra o lazer, para conversar, para ver televisão, passear no shopping, mas para parar um pouquinho para repor as “energias” espirituais não damos muita importância. Por isso, tem gente morrendo no pecado e numa vida vazia, pois está “anêmica” de Deus, com anemia espiritual.

Nesta hora é preciso buscar a ajuda certa, como fez àquela senhora, buscou no Sacramento da Confissão o diagnostico e o remédio para ser curada e liberta do males da alma. Cuidado para não buscar alimentos e remédios errados, como espiritismo, macumbaria, esoterismo, filosofias orientais etc. Eles são como uma chaga aberta, você recebe um alimento falso, que não resolve, pode ser até um paliativo, que engana, mas não cura, pode até levar a morte, você vai perdendo energia e sangue sem perceber, como nos diz são Paulo: “Enfim fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força, revesti-vos da armadura de Deus, pra que possais resistir às ciladas do diabo. Pois nossa luta não é contra homens de carne e sangue, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, contra os espíritos espalhados pelos ares. Por isso, protegei-vos com a armadura de Deus”. (cf Efésios 6, 10-13). Neste caso o melhor é buscar uma direção espiritual, um sacerdote ou uma pessoa mais madura na fé de sua comunidade para lhe ouvir e rezar por você, pois alimento ou medicamento errado pode matar.

Portanto, o primeiro passo é começar a rezar, reconhecer que esta com anemia espiritual e acreditar que acima de tudo Deus me ama e me espera de braços abertos na confissão, na Eucaristia, no grupo de oração, na partilha, na direção espiritual e no simples terço com Maria. Deus me vê, não é indiferente a minha dor, Deus me entende, quer me envolver de amor.

Rezemos juntos: Pai santo, Pai amado, livrai-me de toda doença espiritual, derramai sobre mim o Teu Espírito Santo, para encher-me de força e de vida, pra me ensinar a rezar, vem e cura-me, liberta-me, pois eu quero viver. Daí-me o dom da fortaleça, para me libertar de toda tibieza e frieza espiritual, quero vencer através da oração e do louvor. Amém.

Minha benção fraterna.

Pe. Luizinho, CN.

Nenhum comentário:

LITURGIA DIÁRIA - clique na imagem

Nós somos RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA